quinta-feira, 16 de junho de 2011

Toda quinta uma receita! Ataif de Nozes....










Pessoas que me acompanham, amigos e parentes. Acho que a maioria sabe que apesar de eu ser casada com um chef de cozinha, quem cozinha em casa sou eu. E eu adoro!!! Estou testando receitas em casa no meu dia de folga, e toda semana vou postar a traquinagem culinária pra vocês.







Á algum tempo atraz, minha tia Lucila me levou no restaurante árabe Almanara. Eu comi uma sobremesa maravilhosa: Ataif de nozes com aquela calda de açúcar com água de flor de laranjeira que é o tchan do negócio... Como fui á São Paulo e consequentemente á 25 de Março (comprar tecido claro!) passei na lojinha árabe e comprei uma água de flor de laranjeira.







Ai está o meu Ataif. Não ficou igual, claro! A massa deles é que é o segredo. mas também eu peguei uma receita que era para ser de confiança e não foi. Tive que readaptá-la totalmente....


Segue a receita adaptada:



Para a massa:

1/2 kilo de farinha de trigo

1 copo de leite

1 copo de água

2 colheres de sopa de fermento em pó

1/2 xícara de açucar

1/2 xícara de nozes



Para o recheio:

150g de nozes

3 colheres de creme de leite sem soro

1/2 xícara de leite

3 colheres de sopa de açucar


Para a calda:

2 xícaras de açucar

3 colheres de sopa de água

3 colheres de sopa de água de flor de larangeira



Modo de fazer:


A massa é batida no liquidificador e frita como panqueca. Reserve. Ferva o leite, misture a maisena, espere engrossar e misture os outros ingredientes menos o creme de leite. Misture com o fogo desligado. Faça a calda de açucar com todos os ingredientes e também deixe engrossar um pouco. Recheie a paqueca e coloque a calda bem quente por cima e pronto!




Gostaram??

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...